sábado, 28 de abril de 2012

"Cultura indígena é tema de exposição"


Mais de 150 peças indígenas de diversas regiões do país podem ser vistas até o feriado do dia 1º de maio, nesta terça-feira, no Centro Cultural Yves Alves. A exposição Indígena – Herança e Arte mostra a coleção do acervo do Centro Cultural de Arte Indígena, que, segundo o monitor Alberto Lopes, é composta por muitos artefatos raros ou difíceis de se encontrar. São adornos corporais, bancos, cerâmicas, cestas, armas, além de fotografias do cotidiano dos índios. “As peças foram coletadas diretamente com os índios, seja por compra ou por presente pelo contato criado com as tribos”, explicou Lopes.
A exposição Indígena - Herança e Arte possui mais de 150 peças - Foto: Gazeta
A exposição Indígena – Herança e Arte possui mais de 150 peças – Foto: Gazeta
Muitos dos objetos são confeccionados através de antigas tradições e conhecimentos singulares passados de geração para geração. Alguns são curiosos como um kit de caça composto de zarabatana, uma arma em formato de tubo; dardos e mandíbula de animal, para mantê-los afiados; e algodão e espátula, para passar veneno nas pontas. As cerâmicas, muito utilizadas para cozinhar e servir alimentos, são numerosas. Algumas possuem formas de animais e representam os seres dos mundos superiores e inferiores. Objetos como estes chamaram a atenção do estudante Arthur Reis de Melo, de 10 anos. “Eu vi muitas coisas legais e interessantes, como por exemplo, os vasos de barro e as panelas”, disse.
A exposição está aberta a todos os interessados, inclusive com visita guiada para escolas. A professora Elisleine Dias acompanhou um grupo de alunos e, para ela, a mostra facilita o aprendizado em sala de aula. “Fica mais fácil ensinar as crianças porque elas veem na prática aquilo que a gente fala através de livros. Mesmo com o recurso da internet, o que a gente vê aqui é algo real e hoje virou apenas demonstração”, comentou. Ela ainda lamentou ao dizer que os índios eram os donos da terra e agora são estudados em livros de história. “Uma população significante hoje reduzida”, completa. A aluna Stephani de Paula Resende, de 10 anos, concordou com a professora. “O índio está perdendo sua cultura. A gente fica preocupado com isso”, disse.
O Centro Cultural de Arte Indígena do Brasil, que cedeu o acervo para a exposição, é um projeto de iniciativa privada dedicado à pesquisa, preservação e divulgação da cultura dos índios brasileiros. O Centro trabalha com mais de 50 comunidades indígenas como Mehinaku, Waurá, Tapirapé, Karajá, dentre outras, e tem como meta a abertura de um Museu do Índio para exposição dos materiais.
Quem quiser pode visitar a exposição hoje, 28, das 9h às 22h; e de amanhã, 29, à terça, 1º, das 9h às 18h. As escolas que quiserem agendar visita guiada podem ligar para o número (0**32) 3355-1604 ou mandar um e-mail para ccya@fiemg.com.be. Os grupos são de no máximo de 15 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Semana Santa

Semana Santa
tapetes nas ruas ...


Semana Santa

Semana Santa

Fotos diversas São João del-Rei

Fotos diversas São João del-Rei

























Fotos diversas Tiradentes

Fotos diversas Tiradentes