Por Gazeta de São João del-Rei em 28/04/2012
São João del-Rei está inserida em dois projetos que vão fomentar o turismo gastronômico e religioso, o Conspiração Gastronômica de Minas Gerais e o Caminho Religioso da Estrada Real: de Padroeira a Padroeira (CRER). Ambos ganharam destaque durante o jantar da 24ª Cavalgada da Inconfidência, realizado na sexta-feira, 20, em Tiradentes.
O diretor executivo do Instituto Estrada Real, Baques Sanna, falou aos presentes sobre o CRER, que consiste em ligar os Santuários Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), e Nossa Senhora da Piedade, em Caeté (MG), ou seja, as padroeiras dos mineiros e dos brasileiros. O roteiro é inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, e vai integrar 37 municípios diretamente, entre eles São João del-Rei. Desse número, 32 cidades são mineiras e cinco paulistas. Além disso, 46 municípios participarão indiretamente, totalizando 86 cidades envolvidas. “O turista peregrino vai ter um passaporte e a cada trecho que ele fizer vai receber um carimbo confirmando”, explicou Sanna. O percurso todo tem em média 850 km e o Caminho Religioso está sendo planejado para que o turista possa percorrê-lo a pé, de bicicleta, ou a cavalo. O trajeto será demarcado para que o viajante seja capaz de se orientar através da sinalização distribuída ao longo de todo o percurso e através de guias ilustrados com mapas.
A coordenação geral do CRER é da Secretaria de Estado de Turismo e da Arquidiocese de Belo Horizonte, com apoio do Instituto Estrada Real. Serão duas arquidiocese envolvidas, a de São Paulo e a de Minas Gerais, e seis dioceses. Para Sanna, a proposta só oferece vantagens. “O turismo religioso no Brasil hoje é uma realidade. São mais de 10 milhões de pessoas fazendo peregrinação religiosa no país. Evidentemente, quando se consolida uma rota como essa, gera-se renda e inserem-se pessoas na sociedade”, disse. O projeto já está em fase final de elaboração e tem previsão para ser implantado no segundo semestre deste ano.
Outra iniciativa que teve destaque durante o jantar foi a Conspiração Gastronômica, que completou dois anos no dia 21 de abril. Trata-se de uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) fundada por Eduardo Maya, Ralph Justino e Eduardo Avelar. O objetivo é promover, divulgar e preservar a culinária de Minas Gerais, além de estimular a busca de novos sabores, a produção de novos ingredientes e a criação de novas frentes capazes de transformar a gastronomia em um grande negócio.
Um dos idealizadores do projeto, Ralph Justino, explicou que, juntamente com o Ministério do Turismo, foi feito no ano passado uma pesquisa no Estado para localizar produtores de qualidade no interior. “Estamos cadastrando e a ideia é continuar fazendo o trabalho por mais dois ou três anos, porque é uma pesquisa muito longa”. Ele contou que a proposta é fazer um guia para o viajante poder identificar os produtores quando visitar a zona rural. Justino disse que pretende levar o projeto para os restaurantes da capital. “Queremos que os ingredientes venham direto do produtor para os restaurantes e dentro do menu esteja, por exemplo, queijo da Serra da Canastra, doce de Tiradentes. Quando o chef fizer o prato, ter uma identificação de onde vem os produtos”, falou.
Outro fundador da Conspiração, Eduardo Avelar, disse que além das pesquisas, estão sendo feitas visitas em diversas localidades do Estado, palestras, conversas com pequenos produtores e chefs. “Estamos agora em uma etapa junto ao Governo Federal para levar a Conspiração para fora do país”, comentou. Ele disse ainda que um dos objetivos do projeto é desenvolver uma moderna cozinha mineira para poder divulgar para o exterior e lembrou que eventos como a Copa e as Olimpíadas vão dar uma boa visibilidade para isso. “Vamos aproveitar que seremos vitrine do mundo nesses próximos anos para conseguir levar nossa gastronomia, que é a mais rica do país, para fora com qualidade”, finalizou.
Jantar
O jantar teve o objetivo de homenagear patrocinadores, autoridades, amigos e apoiadores da Cavalgada da Inconfidência. O jornal Gazeta de São João del Rei, a TV Campos de Minas e as rádios São João Del Rei e Vertentes receberam o troféu do evento. Na ocasião ocorreu ainda o pré-lançamento de uma cervejaria artesanal da cidade.
O jantar teve o objetivo de homenagear patrocinadores, autoridades, amigos e apoiadores da Cavalgada da Inconfidência. O jornal Gazeta de São João del Rei, a TV Campos de Minas e as rádios São João Del Rei e Vertentes receberam o troféu do evento. Na ocasião ocorreu ainda o pré-lançamento de uma cervejaria artesanal da cidade.
Cavalgada
Neste ano a cavalgada chegou na sua 24ª edição com o tema Inconfidência Mineira, Estrada Real e Gastronomia Mineira, e tem o objetivo de estimular a lembrança da população para o movimento da Inconfidência. Para o coordenador do evento, Baldonedo Arthur Napoleão, a inconfidência é o maior evento político da nação brasileira. “Criamos essa cavalgada porque nossa região precisa comemorar cada vez mais”, disse.
Neste ano a cavalgada chegou na sua 24ª edição com o tema Inconfidência Mineira, Estrada Real e Gastronomia Mineira, e tem o objetivo de estimular a lembrança da população para o movimento da Inconfidência. Para o coordenador do evento, Baldonedo Arthur Napoleão, a inconfidência é o maior evento político da nação brasileira. “Criamos essa cavalgada porque nossa região precisa comemorar cada vez mais”, disse.
A iniciativa já integra o calendário da região e cada vez mais aumenta o número de participantes. Ela foi criada em 1988 com 54 cavaleiros e, já em 2011, esse número passou para 1,2 mil. Para este ano foram em torno de 1,3 mil pessoas. Os cavaleiros partiram do Parque de Exposições de Tiradentes em direção ao Centro de São João del-Rei, onde foram prestadas homenagens aos inconfidentes e a Tancredo Neves.
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