A sexta edição do Festival de Literatura (Felit), em São João del-Rei será aberta oficialmente em setembro, mas uma parte d evento já começou. Até julho, 30 adolescentes com idade entre 13 e 14 anos se reunirão na sede da Escola Municipal Maria Teresa para participarem da 5º Oficina de Formação de Atores ligada à iniciativa provando, definitivamente, que a literatura não se esgota quando um livro se fecha.
Em cada um dos oito encontros quinzenais, a poesia, a prosa e o teatro se misturarão na obra da homenageada em 2012, Adélia Prado, permeando o imaginário e as descobertas de adolescentes selecionados em 11 escolas estaduais, municipais e particulares da cidade para participarem da oficina.
E ao final, mais do que a redescoberta de uma obra nacionalmente reconhecida e das homenagens a uma mineira que é referência na literatura brasileira, os participantes deixarão de ser aprendizes e se tornarão verdadeiros autores de um livro lançado pelo Felit com coletânea de textos e lustrações.
Responsável pelas disciplinas de teatro dentro da oficina o0 professora Denny Almeida frisou que um dos pontos altos do projeto é exatamente a descoberta. " São adolescentes e estão em uma fase de buscas, questionamentos, achados. Além de todo o novo que aprenderão em sala, nas dinâmicas cênicas eles vão descobrir a si próprios, o mundo ao redor deles e o outro. É encenando que eles se soltam e se encontram", comentou Almeida. "E tudo isso tendo a Literatura como fio condutor", completou Lúcio Teixeira, um dos idealizadores do festival.
O Felit ainda não tem cronograma final fechado e acontece de 26 a 29 de setembro.
Fonte: Gazeta de São João del-Rei,Sábado, 24 de Março de 2012.
Precisou de um táxi? Ligue já... (9090)032 999812471; 984129418; Fale c/ Eduardo, e resolva seu problema de imediato. "SEMPRE ATENTO, ESPERANDO POR VOCÊ, PRONTO À SERVIR". e-mail: jedteixeira@yahoo.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário