2ª quinzena de março/12
SEMANA SANTA MOVIMENTA SÃO JOÃO, PRADOS E TIRADENTES.
No próximo fim de semana inciam as comemorações da Semana Santa. Os oito dias de solenidades, que vão do dia 1º, Domingo de Ramos, ao dia 8, Domingo de Páscoa, serão momentos de fé e reflexão para a comunidade, além dos milhares de visitantes que reconhecem as cidades da região- em especial São João del-Rei, Prados e Tiradentes- como locais verdadeiramente sagrados e donos de belíssimas e únicas tradições.
SÃO JOÃO DEL-REI MANTÉM TRADIÇÃO SECULAR
A tradicional celebração são-joanense da Paixão e Morte de Jesus Cristo tem seu auge em atos litúrgicos que remontam aos séculos passados. São destaque, dentro de toda a programação, as seguintes comemorações:
- 1º de abril - Domingo de Ramos
9h30min: Benção e procissão dos Ramos na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, seguindo em procissão até a Basílica do Pilar, onde será celebrada a Missa Solene com o canto da paixão.
- 4 de abril - Quarta-feira Santa
19 horas: Ofício de Trevas na Catedral do Pilar.
- 5 de abril - Quinta-feira Santa
20h30min: celebração do lava Pés, na Matriz.
- 6 de abril - Sexta-feira da Paixão
8 horas: Matinas e Laudes, na Matriz.
12h30min: Sermão das Sete Palavras, na Matriz do Pilar.
15horas: Solene Ação Litúrgica na Matriz e no Santuário do Matosinhos.
20 horas: Solene Paraliturgia do Calvário, Sermão, Descendimento da cruz e Procissão do Senhor Morto, no adro do santuário do Matosinhos.
20h30min: Descendimento da Cruz, na escadaria da igreja Nossa Senhora das Mercês, seguido da Procissão do Senhor Morto pelas ruas do centro histórico.
- 7 de abril - Sábado de Aleluia
8h30min: Matinas e Laudes, na Matriz.
- 8 de abril - Domingo de Páscoa
9h30min: Solene Missa Pontifical, celebrada pelo Bispo, na Matriz.
16 horas: procissão do Santíssimo Sacramento, na Matriz do Pilar.
20horas: Solene coroação de Nossa Senhora, na Matriz do Pilar.
PRADOS RESGATA OFÍCIO DE TREVAS
Num desejo de recuperar a força expressiva do Ofício de Trevas cantando na noite que antecede o Tríduo Pascal, segundo um costume que sobreviveu até meados do século passado e está ainda presente na lembrança dos paroquianos mais idosos, a programação das cerimônias da Semana Santa em Prados inclui, neste ano, a celebração Ofício Divino (matinas e laudes) na noite da quarta-feira Santa. Com isto, acontecerá a transferência dos ritos externos dos Passos de Nosso Senhor e das Dores de Nossa senhora para os dias anteriores, conforme acontecia antes da Semana Santa Restaurada.
Fonte: Aureliano Magela de Rezende site www.paroquianodeprados.com.br)
TIRADENTES É PALCO A RELIGIOSIDADE
A história Paróquia de Santo Antônio, em Tiradentes, também mantém a tradição. O destaque da Semana Santa fica a cargo da Banda e orquestra Ramalho, que estará executando peças dos compositores mineiros dos séculos XVIII e XIX e coordena a parte musical da programação. Confira os pontos altos da cerimônia religiosa:- 1º de abril - Domingo de Ramos
7 horas: Bênção dos Ramos, na Igreja Senhor Bom Jesus Da Pobreza, seguida de Procissão e Missa Solene na Matriz de Santo Antônio.
- 5 de abril - Quinta-feira Santa
19 horas: Missa Solene da Ceia do Senho na Matriz de Santo Antônio, Lava-pés, trasladação do Santíssimo sacramento, desnudação dos Altares e adoração até meia-noite.
- 6 de abril - Sexta-feira da Paixão
20horas: Sermão do Descendimento da Cruz, canto da Verônica, Procissão do Enterro, beijo e veneração do Senhor morto.
- 8 de abril - Domingo de Páscoa
7h30min: Solene Procissão do Santíssimo Sacramento percorrendo o centro histórico, saindo da Igreja Matriz de Santo Antônio. Logo após Santa Missa Solene.
10horas: Missa no Santuário da santíssima Trindade.
Fonte: Folha Das Vertentes
Nenhum comentário:
Postar um comentário