"Celebração acontece há mais de 300 anos em São JoãoMais de 300 anos de celebrações durante a Semana Santa reafirmam a fé dos sã-joanenses e visitantes que, em determinadas liturgias realizadas na cidade, chegam até 20 mil pessoas por dia.
"As cerimônias acotecem em todo mundo. O que é específico em São João del-Rei são os três Ofícios de Trevas que, de maneira completa, só ocorrem aqui.Os Ofícios são celebrados na Quarta-feira Santa, à noite; na Sexta-feira Santa, de manhã; e no Sábado Santo, também pela manhã. Além disso, há o Sermão das Sete Palavras, nas sexta-feira; e no Domingo de Páscoa, momento em que o bispo retira as sete espadas da imagem de Nossa Senhora das Dores. Outro costumes das pessoas é de visitar os passinhos que vão representações de cenas evangélicas, na Quinta-feira Santa", disse o pároco da Catedral do Pilar, padre Geraldo Magela da Silva. Segundo ele, essas são celebrações muito próprias da cidade.
"Em São João del-Rei o povo vive a religiosidade.É algo muito forte na vida das pessoas daqui e isso se manifesta através da beleza das celebrações. A fé se mostra pela beleza da arte, da música e da cultura. Por isso vem tanta gente de fora encantada com a nossa devoção", afirmou o pároco.
Ele ainda lembrou que na Semana Santa celebra-se o mistério central da fé católica, que é o Mistério Pascoal, da ressurreição de Jesus. "Ele nos trouxe a salvação. O grande sentido da Semana Santa é celebrar a Páscoa", disse o padre Geraldo.
DOMINGO DE RAMOS
"Nessa data celebramos a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém para nos salvar, assumindo a cruz", lembrou o pároco do Pilar. Na celebração cada fiel deve levar seu ramo, que será abençoado para a procissão.
OFÍCIO DE TREVAS
Na Quarta-feira Santa, os fiéis são convidados a contemplar a Paixão de Cristo através de salmos e leituras." Vamos revivendo a paixão do nosso Senhor", lembrou padre Geraldo.
LAVA-PÉS
Já na Quinta-feira Santa começa a celebração do Tríduo Pascoal. "Comemoramos a presença de Jesus na eucaristia e a instituição do sacerdócio. Celebramos o gesto do lava-pés, quando Jesus lavou os pés dos discípulos, deixando a mensagem' amei-vos uns aos outros como eu vos tenho amado' " disse o pároco.
Além disso, nesse dia, às 9h30, haverá a Missa Da Umidade que acontece somente nas Catedrais e é o momento em que os padres e o bispo renovam suas promessas sacerdotais. Há também a bênção dos óleos dos enfermos, dos catecúmenos e do óleo da Crisma.
DESCENDIMENTO DA CRUZ
Segundo Padre Geraldo, a sexta-feira Santa é o momento em que ocorre maior participação popular na cidade, quando há contemplação de Jesus morto na cruz."Essa é a representação do momento em que ele deu sua vida para nos salvar". Também nessa data os católicos se privam de comer carne vermelha.
VIGÍLIA PASCOAL
Na liturgia da Igreja, esse pe o momento mais importante da Semana Santa. "Nessa celebração comemoramos a ressurreição de Jesus", disse o pároco.
DOMINGO DE PÁSCOA
" Temos uma grande festa prolongamento da celebração da Vigília Pascoal", disse padre Geraldo lembrando ainda que na data comemora-se o renascimento de Jesus terminando a Quaresma.
Além disso, na última celebração do dia o bispo retira as sete espadas da imagem de Nossa Senhora das Dores e coloca nela uma coroa.
"Esses objetos representam as sete dores de Nossa Senhora, que presenciou o sofrimento de Jesus e agora, sem as espadas se transforma na Senhora da Alegria por ter participado da ressurreição", disse o pároco. "
Fonte: Matéria retirada do Gazeta de São João del-Rei,Sábado, 31 de março de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário