terça-feira, 22 de maio de 2012

Show em TIRADENTES _ Libertas apresenta:

Zé Geraldo 
Show Acústico
Festa VIP
                    26 de Maio
22horas

Evento LIMITADO
              800 PESSOAS SENTADAS






FAÇA JÁ A RESERVA DE SEU TÁXI, FALAR C/ EDUARDO
(032) 9981-2471     ou     8412-9418
PLANTÃO 24 HORAS

domingo, 20 de maio de 2012

Jubileu do Divino - Paróquia de Matosinhos ( São João del Rei)

17 a 27 de Maio de 2012

Tema: " Igreja: Casa de acolhida e crescimento na fé."
Lema: À escuta da Palavra de Deus e iluminados pelo Espírito Santo colocamo-nos a serviço da Igreja.

As festividades irão começar no dia 17 de maio e irão se estender até o dia 27, dia de Pentecostes. Em todos os dias haverá missa seguida de novena ai Santo Paráclito.
Obs.Clique nas imagens para poder ler. 


 Fonte: Informativo do Jubileu do Divino Espírito Santo - Paróquia Matosinhos

UFSJ adere à greve de funcionários federais


Lutar pela valorização de quem passa a vida estudando para repassar conhecimento, mas nem sempre em condições merecidas e com acordos cumpridos. Esse foi um dos motivos que levou diversas instituições federais de ensino do Brasil a se mobilizarem e declararem greve por tempo indeterminado.
Entre elas, a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), que também paralisou as aulas, desde a última quinta-feira, 17. De acordo com o professor do Departamento de Matemática da UFSJ, Carlos Alberto da Silva Júnior, que faz parte do Comando de Greve, 35 outras instituições federais já haviam aderido à manifestação nacional até a última quarta-feira, 16.
No fechamento desta edição na quinta-feira, 17, o professor informou que na data outras cinco universidades realizariam assembleias para também tomarem a decisão. “Certamente até a segunda-feira, 21, cerca de 40 instituições federais terão deflagrado a greve”, disse. Dentre as que iniciaram a paralisação na quinta-feira, 17, estão as universidades federais de Ouro Preto (UFOP), Lavras (UFLA) e Viçosa (UFV).
Reivindicações
Segundo informações do site do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, além da valorização salarial, os professores lutam por questões como reestruturação da carreira prevista em acordo firmado em 2011 e descumprido pelo Governo Federal, além de incorporação de gratificações.
Em acesso ao portal eletrônico do sindicato no dia 16 de maio de 2012, foi veiculado que a categoria pleiteia carreira única com incorporação das gratificações em 13 níveis remuneratórios, variação de 5% entre níveis a partir do piso para regime de 20 horas correspondente ao salário mínimo do Dieese (atualmente calculado em R$2.329,35), e percentuais de acréscimos relativos à titulação e ao regime de trabalho. Os professores também querem a valorização e melhoria das condições de trabalho dos docentes das Universidades e Institutos Federais, além de atendimento das reivindicações específicas de cada instituição, a partir das pautas elaboradas localmente.
O portal ainda destacou que as reivindicações são de caráter histórico e que a reestruturação da carreira vem sendo discutida desde o ano passado, sem registrar avanços efetivos.
De acordo com nota divulgada pelo Comando de Greve da UFSJ, a agenda de mobilização dos professores das instituições federais tem cumprido roteiro desde o início de maio, com realização de assembleias gerais, assembleias da Seção Sindical dos docentes da UFSJ (Adfunrei) e outras reuniões até chegar à decisão de deflagrar a greve, tomada definitivamente na última segunda-feira, 14.
Segundo o documento, a greve é uma resposta da indignação dos profissionais perante o descaso do Governo Federal quanto às reivindicações. Ao tomar essa decisão a categoria sinaliza que não aceita mais as atitudes consideradas evasivas da atual gestão brasileira.

Ação
Na última quinta-feira, 17, aconteceu ato público em defesa da educação de qualidade e em apoio à greve dos docentes, com concentração em frente ao Solar da Baronesa, no Centro.
Após a concentração houve assembleia do DCE no campus Santo Antônio em que, segundo uma das integrantes da Secretaria de Comunicação da organização, Rafaella Dotta, ficou decidido que os alunos entrarão em greve em apoio à paralisação dos professores. Também foi aprovada a suspensão do calendário letivo, considerando que as reposições devem ser de qualidade, e a manutenção das bolsas pagas para os alunos da universidade.
Ainda segundo ela, apenas o campus de Divinópolis da UFSJ não havia decidido sobre a greve dos alunos.
Apoio e medidas
Silva Júnior destacou, também a importância do apoio da sociedade. “Ressaltamos que não é o aumento de salário que queremos. E sim uma reestruturação da carreira de trabalho dos professores, medida que deveria ser apresentada até 31 de março deste ano, conforme acordo estabelecido em agosto de 2011, mas não aconteceu. Trabalhamos para esse manifesto, que é um marco na história das universidades federais brasileiras, pois o número de instituições que aderiram é muito alto”, disse. O professor ainda lembrou que quando as aulas retornarem o calendário será refeito para que os alunos não sejam prejudicados.

Ritápolis festeja padroeira com jubileu

Para celebrar o dia 22 de maio, dedicado à padroeira de Ritápolis, acontece tradicionalmente na cidade o Jubileu de Santa Rita de Cássia com missas, novenas, procissões e shows musicais. Segundo o pároco do município, padre Jésus Cristiano Arantes, a festa representa um dos pontos mais altos da igreja. “Quando celebramos nossa padroeira, estamos apontando para Jesus Cristo, que é centro de nossa fé”, comentou. De acordo com ele, em 2012 a celebração tem como tema “A vida de Santa Rita de Cássia nos leva a um encontro pessoal e comunitário com Cristo”, disse.
Ainda de acordo com o pároco, neste ano a celebração traz particularidade que vem contribuindo para a integração dos jovens na igreja. “Temos aqui a visita das réplicas da Cruz da Jornada Mundial da Juventude e do Ícone de Nossa Senhora. Esses objetos ficarão aqui até amanhã, 20, e ajudarão os jovens a prepararem a recepção da Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Rio de Janeiro ano que vem”, contou.
Programação
No Santuário hoje, 19, às 9h, haverá celebração de batizados seguida de visitação livre das 11h às 15h. Nesse horário, Santa Missa e novena. Das 16h às 19h, visitação livre. Às 17h haverá procissão motorizada com a imagem de Santa Rita e as réplicas da Cruz da Jornada Mundial da Juventude e do Ícone de Nossa Senhora, em cortejo saindo do Santuário e passando por vários pontos da cidade. Durante a procissão haverá bênçãos com a relíquia de Santa Rita e, à chegada, bênção dos veículos automotores. Logo após, Santa Missa e Novena Solene.
Amanhã, 20, de 9h às 15h, haverá visitação livre seguida de Santa Missa e novena. Mais tarde, das 16h às 19h, visitação livre. Logo depois, Santa Missa e Novena Solene. Às 15h, no Parque de Exposições do município, acontecerá bênção e leilão de gado.
Na segunda-feira, 21, mais visitação livre ao Santuário, das 11h às 15h. Depois, Santa Missa e Novena antecedendo visitação livre ao Santuário das 16h às 19h, Santa Missa e Novena Solene.
Dia Maior
Na terça-feira, 22, a agenda dedicada a Santa Rita de Cássia começa mais cedo. Às 0h acontecerá homenagem à padroeira e bênção dos fiéis. Às 6h, Alvorada Festiva com toques de sinos em toda a cidade antes de Santas Missas às 7h, 8h30, 10h30, 13h, 14h30 e 16h. Mais tarde, às 17h30, apresentação musical com a Lira Santa Cecília do distrito do Rio das Mortes. Às 18h, Santa Missa Campal, presidida pelo Bispo Diocesano de São João del-Rei, Dom Célio de Oliveira Goulart. Logo após acontecerá a procissão luminosa.

sábado, 5 de maio de 2012

São Tiago evidenciará produção de biscoitos


São Tiago ganha a partir de hoje, 5, um espaço permanente para visitação dos turistas e da população local, o receptivo turístico Forno na Praça: Espaço Café com Biscoito. A obra é resultado de investimentos de cerca de R$250 mil do Governo do Estado em parceria com o município.
A inauguração acontecerá hoje, 5, a partir das 9h30, na praça da cidade, com programação que se estende até às 20h30, com apresentações de escolas e de bandas musicais, entre outras.
“O objetivo é apresentar a história da cidade através desse local. O forno é para contar a nossa tradição de 300 anos de produção de quitandas e que hoje já é representativa em nossa economia, junto com a agropecuária. Os biscoitos são a primeira atividade do município e correspondem a 60% da nossa arrecadação”, disse o chefe de gabinete da prefeitura e coordenador do projeto do forno, Flúvio Antônio Salomão Martins.
“O que acontece é que o biscoito em si não atrai o turista, porque ele vai até onde a pessoa mora. Através desse espaço, como já fazemos com a Festa do Café com Biscoito,  buscamos trazer os visitantes para conhecer a história da terra do café com biscoito”, contou o coordenador do projeto.
Além disso, a intenção é que o café com biscoito sejam ofertados todo final de semana e não somente durante a festa, que acontece sempre no segundo final de semana de setembro. Na ocasião, o município que possui cerca de 10,5 mil habitantes, chega a receber 50 mil turistas.
“Apesar de termos muitas fábricas e muito biscoito produzido na cidade, chega nos finais de semana e feriados, o visitante não tem onde comprar as quitandas. Além disso,  queremos diluir a festa durante todo ano, porque realmente o município não tem uma estrutura adequada para receber o turista no dia da festa. Temos alguns problemas de infraestrutura como estacionamento, banheiros públicos e alimentação que tentamos resolver da melhor maneira possível, mas nem sempre é possível. É uma forma do turista vir conhecer a cidade durante o ano, respirar um pouco dessa atmosfera da festa e conhecer o forno”, falou.
O principal objetivo, segundo Martins, é evidenciar a produção artesanal dos biscoitos. “Os turistas não irão apenas ouvir a história da cidade, mas eles poderão experimentá-la, degustando os produtos”, disse.
Estrutura
O local terá um forno artesanal, que é uma das atrações, além de um showroom com os biscoitos produzidos pelos associados à Associação São-tiaguense dos Produtores de Biscoito (Assabiscoito).
“Ali os visitantes poderão comprar produtos de todas as variedades, além de degustá-los. Trouxemos uma máquina de café, que é algo diferenciado também.
O espaço será uma opção para os são-tiaguenses irem. Teremos também pão de queijo, inclusive com linguiça, e futuramente outras opções de comidas típicas como chouriço”, disse o coordenador do projeto.

Futebol, cultura, turismo e (falta de) comunicação


A Região das Vertentes não vai receber delegações ou sediar jogos de futebol na Copa de 2014, mas será receptadora de grande fluxo de turistas que, mais do que bola em campo, percorrerão o Brasil em busca de atrativos que fujam ao aspecto esportivo. Isso sem falar na Copa das Confederações que já acontece em 2013.
E se ao longo do ano o fator “turismo” é pauta recorrente em decisões administrativas e questões de gerenciamento para arrecadação de renda e investimentos governamentais, a saga tem se mostrado ainda mais intensa a pouco mais de dois anos do maior evento futebolístico mundial que, de quebra, funcionará como termômetro para as Olimpíadas de 2016. Se em grandes pólos como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte as atenções estão voltadas para sistemas de transporte, aeroportos, hotéis e estádios, por aqui a lista de tópicos a serem trabalhados exige mais estratégia do que estrutura e investimentos milionários.
É na culinária, no resgate histórico, no patrimônio já existente e no visual urbano que os esforços estão centralizados, reestruturando ou propondo novas visões de cenários e costumes com toques gerenciais e de administração por resultados. E isso é notável.
Em São Tiago, por exemplo, o tradicional café com biscoito não estará espalhado pelas pequenas fábricas, aguardando a festa anual para aparecer mais. A partir de hoje, 5, um receptivo turístico montado em praça pública vai ser atrativo extra reunindo produtores, delícias, artistas locais e turistas na área central, onde um forno funcionará o ano inteiro. O projeto é resultado de parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura da cidade. A partir de agora, conta com o apoio da iniciativa privada.
Além disso, para se inspirar em cases de sucesso, o seminário de Gestão Empresarial trouxe experiências de Gramado, no Rio Grande do Sul, para as Vertentes, lembrando que promoções culturais atrativas não se restringem a calendários especiais, mas ao dia a dia dos municípios, consolidando história, tradição e arte apresentadas durante todo o ano. Exemplo disso é o projeto Palco Itália, que já passou por São João e repete a visita, abrangendo ainda cidades como Belo Horizonte, Ibirité, Ouro Branco, Ouro Preto, Curitiba e Porto Alegre.
Mas nem todas as iniciativas são aceitas por todos. Em São João del-Rei, um decreto para retirada e substituição de placas no Centro Histórico e entorno do município tem dividido opiniões e, com resistência de alguns em uma novela longa que já se arrasta desde o final do ano passado, chega a seu ápice com a aplicação de multas estipuladas em R$15 mil para os comerciantes que não cumpriram as determinações do documento. Alguns, inclusive, já acionaram a Justiça.
Entre polêmicas e realizações abraçadas de forma abrangente, é importante lembrar que a efetividade de projetos, programas ou propostas demanda, além de boas ideias, investimentos e busca de resultados, esforços coletivos que incluem comunicação e discussão entre instituições envolvidas.

Vacinação contra gripe tem Dia "D"


Crianças maiores de seis meses e menores de dois anos, idosos com idade acima de 60 anos e gestantes em qualquer fase da gravidez já podem receber a vacina contra a gripe. Isso porque começou no último dia 2, a campanha nacional que previne contra a Influenza sazonal. A iniciativa vai até o dia 25 e hoje, 5, é o Dia D de vacinação.
As pessoas que fazem parte destes grupos devem procurar as Unidades Básicas de Saúde durante o período da campanha. Além disso, será montado um posto móvel de vacinação hoje, na Praça da Cohab.
Segundo a coordenadora de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de São João, Eliene Jaqueline Freitas, a expectativa é de que cerca de 12 mil pessoas sejam imunizadas. “Quem for vacinado irá evitar a gripe e possíveis internações. Os grupos escolhidos para a campanha são mais vulneráveis e mais propícios de desenvolverem a doença e terem sequelas mais graves causadas por ela”, disse.
No ano passado, o município só não conseguiu atingir a meta entre as grávidas. “Aconteceu isso em todo o país. Foi o primeiro ano em que os grupos das gestantes e das crianças participaram da campanha. Antes somente os idosos eram vacinados”, explicou. Ainda de acordo com Eliene, não existe contra-indicação para as mulheres grávidas serem imunizadas. “Ao fazerem isso elas evitam complicações. É extremamente importante que procurem as unidades básicas”, afirmou.
Hanseníase
Hoje, 5, das 9h às 12h, acontece no Núcleo Materno Infantil uma busca ativa de diagnósticos de hanseníase. “Se a pessoa tiver alguma mancha ou alteração de sensibilidade na pele e/ou membros pode comparecer para ser avaliada por um dermatologista”, disse Eliene


Semana Santa

Semana Santa
tapetes nas ruas ...


Semana Santa

Semana Santa

Fotos diversas São João del-Rei

Fotos diversas São João del-Rei

























Fotos diversas Tiradentes

Fotos diversas Tiradentes