sábado, 1 de setembro de 2012

Em São João del Rei: Matosinhos celebra Bom Jesus durante Jubileu



Em uma cidade marcada por uma intensa religiosidade, mais um padroeiro será homenageado por uma multidão de fiéis. Entre os dias 5 e 16 de setembro, cerca de 15 mil paroquianos e romeiros deverão participar do Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. A tradicional festividade conta, neste ano, com duas novidades: a visita das réplicas da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora, além de homenagem a Nossa Senhora de Nazaré.
Igreja: Casa de Acolhida e Crescimento na Fé é o tema desta edição da festa, complementado pelo lema “Mas, em atenção à tua Palavra, lançarei a rede”. De acordo com o vigário paroquial, padre Admilson Paiva, esse tema foi adotado tanto pela paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos quanto por outras da cidade, já que foi proposto pela Assembleia Diocesana de Pastoral de São João del-Rei de 2012 a 2014.
O vigário destacou ainda a importância do Jubileu juntamente à comunidade. “A cada ano, os paroquianos e romeiros se reúnem para participar de um momento fé”, disse Admilson. Segundo ele, a festa é um momento de unidade dos devotos, um período especial para que eles visitem o Santuário e façam suas preces.
Peregrinação
As réplicas da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora percorrem paróquias ligadas à Diocese de São João del-Rei em festas dos  padroeiros. As mesmas, que estão em Nazareno, nas festividades em honra à Nossa Senhora de Nazaré, chegarão ao Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos no domingo, 9. Ainda de acordo com o vigário, para acolhê-las será promovido um momento de encontro da juventude, que reunirá também grupos escolares.
Programação
Padre Admilson contou que a novena acontece de 5 a 13 de setembro e aborda em cada dia um subtema ligado à Igreja. Durante esse período serão celebradas três missas por dia, às 7h, 15h e 19h. Apenas as celebrações de 7h serão presididas pelo vigário paroquial e o pároco, Padre José Bittar. As demais contarão com padres convidados.
Dentre a programação, destaca-se a missa dos enfermos, que será realizada na sexta-feira, 7, às 15h; e a missa sertaneja, que acontecerá às 9h30 do domingo, 9. Na mesma data, o adro do Santuário será palco de um leilão de gado, a partir das 10h30. No dia 15, após a missa, o Jubileu será abrilhantado por uma apresentação musical da Banda Sinfônica do Santuário Senhor Bom Jesus de Matosinhos.
Dia maior
No Dia Maior da festa, 14, é comemorada a exaltação da Santa Cruz. Para os fiéis do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, o dia começa às 6h, embalado por sinos e pela Alvorada Festiva.
Em seguida, tem início uma missa celebrada em intenção de benfeitores vivos e falecidos da paróquia. Às 8h, acontece a Via Sacra da Juventude. A programação do período matinal termina às 9h30 com uma missa especial para as crianças que contará com a participação especial dos estabelecimentos de ensino da comunidade.
Às 13h, uma missa marcará o envio das réplicas da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora para a Paróquia de São Gonçalo do Amarante de Ibituruna. Ás 15h, a missa será presidida pelo bispo diocesano de São João del-Rei, dom Célio de Oliveira Goulart, além de outros padres. Ás 18h30, acontece a Solene Procissão com a imagem do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, seguida por uma missa, Bênção do Santíssimo Sacramento e encerramento.
Nossa Senhora de Nazaré
O domingo, 16, será consagrado a Nossa Senhora de Nazaré. Às 9h, acontecerá um passeio ciclístico; às 9h30, a tradicional missa dominical com as crianças. Ás 18h, um cortejo com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Na chegada, será realizada uma missa e encerrado o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.
O Jubileu
Desde 1774, o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos proporciona aos fiéis momentos de fé e devoção. Segundo o padre Admilson, no início as festividades em honra ao Bom Jesus de Matosinhos aconteciam simultaneamente ao Jubileu do Divino Espírito Santo.
Na segunda-feira era homenageado o Bom Jesus e a terça-feira era consagrada aNossa Senhora da Lapa. Com a instalação da Paróquia, em 1960, o Jubileu passou a acontecer com dedicação exclusiva. O vigário acrescentou ainda que o dia 14 foi escolhido como o principal da festa por ser dedicado à Santa Cruz.
Bom Jesus de Matosinhos
De acordo com padre Admilson, a história do Senhor Bom Jesus de Matosinhos deve-se a imagem encontrada às margens de uma praia na cidade de Matosinhos, em Portugal. Esculpida em cedro, no século XVIII, ela possui dois metros de altura e foi inspirada no Cristo crucificado.

Biscoito e café serão servidos em São Tiago


Mais de 50 mil pessoas são esperadas em São Tiago no próximo fim de semana. Isso porque a XIV Festa do Café com Biscoito terá abertura oficial na sexta-feira, 7, feriado, e promete agradar o paladar dos visitantes com diversas receitas de quitandas típicas da cidade. A festa segue até o domingo, 9, mas as comemorações começam na próxima quinta-feira, 6. A festa vai disponibilizar seis toneladas de biscoitos para degustação gratuita na praça, mil quilos a mais do que o fornecido no ano passado.
Novidades
Segundo o chefe de gabinete da prefeitura de São Tiago, Flúvio Martins, a edição do evento este ano traz diferenciais que proporcionarão mais conforto para quem for a São Tiago participar das comemorações. “Teremos dois palcos, o Café e o Biscoito, que ficarão localizados um de frente para o outro. Além disso, 20 estandes ficarão dispostos nos dois lados da rua como forma de adequar mais o espaço para os visitantes, sendo 15 para as quitandas e cinco de agroindústria e artesanatos”, explicou.
Martins ressaltou ainda que o Forno na Praça inaugurado na cidade há três meses vai ser um atrativo que chamará atenção dos visitantes. “O que a festa do Café com Biscoito busca não é apenas a venda dos nossos produtos, uma vez que eles já são exportados diariamente para diversas cidades do país. O que queremos também é que o turista venha conhecer um pouco da cultura e da história da cidade. Com o forno, os visitantes podem apreciar os biscoitos sendo assados e confeccionados”, contou.
Programação
Na próxima quinta-feira, 6, às 22h, no Palco Café, haverá pré-abertura da festa com show de Mário e Banda, de São Tiago. Na sexta-feira, 7, abertura oficial às 21h, seguida de apresentação da oficina de dança Da Bateia a Gamela, às 21h30. “Essa oficina conta a história da consolidação do biscoito em São Tiago”, contou Martins. Às 22h, no Palco Biscoito, apresentação de Hello Acústico, com clássicos do pop e rock internacional. Logo mais, às 23h59, show com Renato Teixeira.
No sábado, 8, de 9h às 12h e de 13h às 18h haverá o Café-com-Biscoito na praça, com degustação gratuita. De 9h às 11h, entre os estandes acontecerá o recital Receitas Poéticas dos Biscoitos de São Tiago. De 9h às 12h e de 13h às 17h as crianças poderão participar gratuitamente de diversas oficinas, como a Biscoitos Falantes, que acontece desde a primeira edição da festa; Ciranda dos Biscoitos; Pipas ao Ar Livre; além de Cantigas de Roda e Brincadeiras Antigas. De 10h às 11h, no Palco Café, haverá diversas apresentações de escolas de São Tiago. Às 12h, no mesmo espaço,  haverá show com a banda Vagão Progressivo.
No Palco Biscoito haverá shows variados, de 14h às 20h, seguidos de apresentação do espetáculo Bobeira Pega, do Nerso da Capitinga, às 22h. Para encerrar, às 23h59, no Palco Biscoito, show com Ratto.
No domingo, 9, de 9h às 12h e de 13h às 17h, mais degustação gratuita de café com biscoito na praça. De 10h às 11h, no Palco Café, apresentação de alunos das escolas são-tiaguenses. De 9h às 12h e de 13h às 17h haverá oficinas para crianças seguidas de shows e apresentações culturais durante todo o dia. Às 20h, no Palco Biscoito, encerramento oficial seguido de show com Clube da Seresta, às 21h.
A Festa
Segundo Martins, o evento representa um dos momentos mais esperados pelos são-tiaguenses. “O nosso forte é a produção de quitandas. Cerca de 10% da população de São Tiago tem a renda baseada nesse fornecimento e 60% da nossa economia vem desse comércio”, disse.
Ele contou que a produção só não é maior por falta de mão de obra. “São Tiago foi reconhecido como município com taxa de desemprego zero e isso se reflete na produção, que seria ainda maior se existissem mais pessoas trabalhando na área. Aqui só não trabalha quem não quer”, comentou.
O chefe de gabinete explicou ainda que a festa é um momento que os comerciantes têm para estabelecer contato e vendas com os compradores. “Além dos turistas que compram os biscoitos para consumo próprio, há também os que vêm à festa e adquirem os produtos para levar e revender em outras cidades”, explicou.
A comerciante e representante da Associação São Tiaguense de Produtores de Biscoito (Assabiscoito), Antônia Rosa de Almeida Sampaio, concordou. “Há pouco tempo eu e meu marido nos mudamos para São Tiago, pois temos familiares aqui. Resolvi entrar no comércio das quitandas, mas em 2011 não participei como vendedora, pois ainda não estava consolidada. Porém, neste ano resolvi entrar e tenho expectativas muito boas. Vou levar os que geralmente mais vendo que são as bolachas integrais e os torradinhos de queijo, além de muitos outros”, contou.
A programação completa e outras informações sobre a Festa do Café com Biscoito podem ser encontradas no site www.portalsaotiago.com.br.

domingo, 8 de julho de 2012

"Arte que ressurge é exposta em Tiradentes

Por Gazeta de São João del Rei, 7 de Julho de 2012 
Das cinzas ressurgem novos conceitos e ideias. Em volta da Fogueira das vaidades, três fazedores de arte mostram que suas obras podem renascer das cinzas e ressurgir do lixo. 
Lucas Araújo, Luigi Frumenti e Toni de Castro apresentarão quase 30 peças de arte entre painéis fotográficos, quadros e esculturas. A exposição 11+2=LIX será aberta no dia 7 de Julho, Sábado,no Centro Cultural Yves Alves, a partir das 17h.
A mostra estará aberta até o dia 5 de agosto e ficará disponível  para visitação de domingo a quarta-feira, das 10h ás 18h; e na quinta-feira a sábado, das 10h ás 22h.

"FESTNAZA IRÁ INSCREVER ATÉ O DIA 10 DE AGOSTO

Por Gazeta de São João del Rei, 7 de julho de 2012


Nazareno abre inscrições mais uma vez para seu Festival de Música. O evento já afinado ao calendário cultural da região chega em 2012 á sua 10ª edição e acontecerá  nos dias 17 e 18 de agosto. Os músicos que desejam participar devem se cadastrar pelo site : http://www.nazareno.mg.gov.br/ até o dia 10 de agosto e passarem por processo de seleção.Em caso de dúvida no processo de inscrição  pode mandar e-mail para festinaza@nazareno.mg.gov.br.
Neste ano, os primeiros lugares das categorias Inédita e Não Inédita, alem do troféu, levarão para casa R$600. Enquanto isso, o segundo e o terceiro colocados receberão R$ 400 e R$300, respectivamente.
Lembrando-se que o festival atende especificamente a música nacional, e que a taxa de inscrição é de R$20. 

"Vertentes tem maratona de exposições em julho

Por Gazeta de São João del Rei, Sábado, 7 de julho de 2012.


Coronel Xavier Chaves e Ritápolis agitarão a região
 Nessa mês de julho junto com o frio começa a época das festas de rodeio, que proporcionam entretenimento de quarta-feira a domingo, cada semana em uma cidade vizinha.
Coronel Xavier Chaves 
 A programação de Coronel Xavier Chaves começa no dia 7 ás 9h, com julgamento morfológico de bovinos e continua ás 21h com rodeio e locução de Mara Magalhães. O evento segue com show da dupla Clayton e Romário, ás 23h. Logo após o show com a banda Megazone.
No dia 8, ás 15h, show com a banda Liriu's .Logo mais ás 16h30, show com Mistura do Pagode. Ás 18 horas, rodeio com locução de Mara Magalhães e show de com Moreira.
Além do torneio leiteiro outra atração é a Feira de Artesanato e Folclore que estaria aberta desde o dia 5 segundo o secretário executivo da Arcel, Ângelo Gabriel Jaques. 
 Ritápolis


A partir do dia 11, as atrações serão em Ritápolis a 14km de São João. No primeiro dia, ás 21h, show com Clube da Seresta. No dia 12,ás 20h30, abertura oficial da 30ª Exposição Agropecuária e de Artesanato, seguida de rodeio com a Companhia de Paulo Miranda e ás 23h, show com Juninho Mattos.
Na sexta, dia 13 ás 14h, julgamento da morfologia de bovinos, com entrega de troféus em seguida. Às 22h, rodeio antecipa o show com a dupla Gian e Giovani. 
No sábabo, 14, ás 14h show com a banda Uai Garatos; ás 22h rodeio com Companhia de Paulo Miranda e na sequência , show com Adair Cardoso. No dia 15, Domingo, ás 10 h acontecerá a entrega dos troféus do Concurso Leiteiro. Às 11h haverá Copa Mineira de Concurso de Marcha Campolina. Às 16h, intervenção com a Cia. Teatral ManiCômicos. Já às 17h30 foi programado novo rodeio seguido de show com Felipe e Dante, ás 20h.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Inverno Cultural



  • 14 de julho sambista Leci Brandão

    20 de julho Pato Fu junto com o Grupo de
    Teatro de Bonecos Giramundo

    25 de julho em Barroso sambista Jorge Aragão

    28 de julho Grupo Mawaca


  • www.ufsj.edu.br
    A UFSJ Conselhos Superiores Reitoria Pró-Reitorias Unidades Acadêmicas Bibliotecas Fundações Comissões

"ManiCômicos se apresenta em festival internacional


Por Gazeta de São João del-Rei em 30/06/2012
Um homem à procura de seu grande amor embarca em viagem tresloucada por sete cidades mineiras, incluindo São João del-Rei. Se ele encontra o que busca, só quem participar do Festival Internacional de Teatro (FIT) pelas ruas de São José do Rio Preto (SP) irá descobrir.
Peça estreou em 2009 mesclando teatro e música – Foto: Andre Fossati
Com a peça Domdeandar em meio a trupes de diversas partes do mundo, a Cia. Teatral ManiCômicos levará toda a maestria das artes cênicas são-joanenses para a cidade paulista a 645km de casa. Não é a primeira vez que a equipe excursiona país afora, mas a ansiedade ronda o elenco às vésperas de estrear no FIT, com apresentações de 5 a 7 de julho.
Acostumado às estradas, o ManiCômicos deve reencontrar companheiros de arte durante o festival e vai, ainda, esbarrar com grupos inspiradores não só do Brasil, mas de outros pontos do mapa mundi. Daí a expectativa. “O Grupo Galpão, que é imensamente reconhecido, vai estar lá. Ao mesmo tempo em que o festival será uma vitrine para nós, vai oferecer a oportunidade de termos contato direto com o trabalho dessa equipe. Sem falar nas internacionais que também vão desembarcar por lá. O bacana desses festivais é ver, ser visto e ter novas experiências”, disse o produtor Flávio Rezende.
A peçaA Domdeandar é velha conhecida do público são-joanense, tendo entrado em cartaz ainda em 2009. De lá para cá foram inúmeras apresentações e excursões que renderam, ao todo, público superior a 10 mil pessoas.
O enredo conta a história do jovem Fernando em busca da amada que nunca conheceu. E é em meio a isso que a história musical de sete cidades das Vertentes é apresentada. Para dar conta desse aspecto, seis atores do ManiCômicos dividem a cena com quatro músicos do grupo Martelo de Pano, que garante a sonoridade, ao vivo, da peça.
Em São JoãoA equipe de musicistas, aliás, sobe ao palco do Espaço Cultural ManiCômicos hoje, 30, na Vila Nossa Senhora de Fátima. O Martelo de Pano encerrará com seu som a sequência de intervenções artísticas com teatro, poesia e música programada para começar às 19h. Os ingressos para o evento podem ser adquiridos antecipadamente a preço único de R$5. Na hora a entrada custará R$8.

"Curso forma brigadistas voluntários em SJDR


Por Gazeta de São João del-Rei em 30/06/2012
O grupo S.O.S. Serra do Lenheiro, criado em abril deste ano, vem crescendo e tomando proporções que trarão benefícios claros para São João del-Rei e região. A ideia desta vez é formar brigadistas voluntários para atuarem em possíveis incêndios nas Vertentes.
Com esse objetivo, o grupo vai oferecer curso para as pessoas que se interessarem em participar da Brigada Voluntária local que, segundo um dos integrantes da entidade, Ulisses Coelho, será equipe extensiva à Brigada-1 de Belo Horizonte.
O CursoA capacitação será para 30 pessoas e acontecerá aos sábados e domingos, nos dias 7, 8, 14 e 15 de julho. Aos sábados o curso será de 13h às 21h30 e nos domingos de 8h30 às 17h.
Coelho informou que as aulas serão ministradas pelo presidente da Brigada-1, Rodrigo Belo, e terão participação da turismóloga são-joanense Gisele Mafra. “Haverá aulas teóricas, com instruções de primeiros socorros, segurança, manuseio de acessórios etc. E terá também a parte prática, com jornadas noturnas e simulação de incêndios”, explicou. Ele ainda informou que as aulas de teorias acontecerão no campus Santo Antônio da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e o local da parte prática ainda está sendo definido. “Provavelmente será em uma área da Serra do Lenheiro, que será demarcada para a iniciativa”, disse.
InscriçõesSegundo Coelho, a taxa de matrícula para o curso é deR$20, que serão gastos para cobrir custos com lanches, apostilas e certificados. Ele informou que as inscrições serão feitas até que todas as vagas disponíveis sejam preenchidas e poderão ser realizadas no Instituto Apoiar, na Rua Quintino Bocaiúva, nº136, sala 206, telefone (0**32) 3371-7871; ou na farmácia de manipulação Colonial, na Rua Severiano Resende, nº134, no Largo do Tamandaré, com telefone (0**32)3371-3770.
Coelho ressaltou que qualquer pessoa pode fazer o curso, desde que tenha 18 anos ou mais e boas condições de saúde.

"Tiradentes tem projeto pioneiro do Senac-MG


Por Gazeta de São João del-Rei em 30/06/2012Tiradentes ganhou no último sábado, 23, a primeira pousada-escola do país, além de restaurante-escola do Senac, como resultado de reforma da célula que já funcionava na cidade. Ambos serão aliados na formação de mão de obra local especializada. “Investimos cerca de R$4 milhões na readequação dessa unidade para disponibilizar espaço sempre dinâmico e atualizado com o que há de melhor em educação nessa empresa pedagógica”, disse o diretor do Senac de Minas Gerais, José Carlos Cirilo.
Solenidade de inauguração marcou também assinatura de convênio para cursos gratuitos de especialização – Foto: Gazeta
Segundo ele, a unidade agora será contemplada com  programação especial de cursos  a serem realizados de acordo com a demanda local. Cirilo ressaltou ainda que o projeto foi reforçado com assinatura de convênio com a prefeitura para haver cursos gratuitos dentro do Programa Senac de Gratuidade (PSG).
“A Federação do Comércio representa o setor de bens, de serviços e de turismo de Minas Gerais, sendo responsável pela gestão do Sesc e do Senac, nossos braços sociais. Temos representação também em outras áreas econômicas. Então há um processo de internacionalização das entidades e ampliação da interiorização das nossas ações. Com isso, como já tinhamos uma ação aqui, agora estamos intensificando”, comentou o presidente da Federação do Comércio, Lázaro Luiz Gonzaga.
O prefeito de Tiradentes, Nílzio Barbosa (PMDB) falou da importância do projeto em seu discurso. “Há muitos anos o Senac faz um trabalho excelente em Tiradentes e agora a pousada-escola vem não para concorrer com o comércio, mas para qualificar os profissionais”, disse.
Demanda“Na realidade, falta mão de obra qualificada para contratação dos empresários do setor turístico. O objetivo principal dessa iniciativa é a capacitação e qualificação da comunidade para que as pessoas sejam contratadas e possamos receber o turista da melhor forma possível”, explicou a gerente regional Zona da Mata do Senac, Cíntia Gomes da Costa Silva.
Cirilo concordou e ainda ressaltou que Tiradentes é muito convidativa, por já ter várias pousadas. “Nossa função é preparar profissionais para atuarem nessas pousadas. Entendemos que é obrigação social do Senac em Minas contribuir para a cidade se desenvolver sempre”, afirmou.
Gonzaga salientou ainda que Tiradentes é uma região histórica, mundialmente conhecida e que o Senac pretende melhorar os serviços prestados ali. “A Gastronomia e a Hotelaria são apenas alguns dos nossos segmentos. Nosso meio é a educação. Temos cursos nas várias áreas. Tiradentes é uma cidade menor em termos de população, mas muito intensa em atividades turísticas”, analisou.
CursosSegundo Cirilo, o Senac terá em Tiradentes tanto cursos pagos quanto gratuitos, que fazem parte do PSG. “Continuamos com os cursos pagos e também com os gratuitos porque temos demanda para os dois”, disse Cirilo.
Cíntia lembrou que o portifólio do Senac em Minas tem mais de 400 cursos ligados a diversas áreas e eixos tecnológicos. “Para Tiradentes temos agora uma programação trimestral. A cada período desse vamos renovar essa agenda de acordo com a necessidade do empresário e da comunidade. Nos próximos três meses teremos em torno de 20 cursos ofertados, tanto pagos quanto gratuitos, além das oficinas que têm duração menor”, comentou.
Ainda segundo a gerente regional, os cursos acontecerão em vários locais da cidade. “Vamos dar foco na pousada e no restaurante-escola para ensino nas áreas de Gastronomia, Turismo e Hospitalidade. Já nos ambientes  ofertados pela prefeitura, vamos entrar com cursos para outras atuações, como manicura, cabelereiro e agente de informações turísticas, que precisam de um espaço e não necessariamente de um laboratório”.
VagasDentre os cursos do PSG com inscrições abertas estão Cozinheiro Básico, Agente de Informações Turísticas, Cuidador de Idosos e Manicura e Pedicura. “São ofertas totalmente gratuitas, mas o candidato tem que atender ao pré-requisito de renda de dois salários mínimos. As outras aulas estão na programação com seus devidos valores de investimento”, disse Cíntia.
Ela ressaltou ainda que quem  se interessar pode procurar o Senac das 8h às 18h. “Temos conseguido fazer atendimentos aqui. As pessoas com dificuldade em acessar o site para inscrições do PSG podem vir à nossa unidade. Vamos auxiliá-la”, finalizou.
São João del-ReiNão só Tiradentes tem colhido os frutos da interiorização do Senac. Segundo o diretor do Sindicato do Comércio de São João del-Rei e um dos integrantes da diretoria do Senac-MG, Wainer Pastorini Haddad, até o final do ano a unidade de São João del-Rei já deve estar funcionando. “O Gonzaga aprovou no início do ano essa célula, que já está em fase de construção. Nossa previsão é estarmos em pleno funcionamento já no mês de novembro e que a primeira turma tenha aulas em dezembro.  Além disso, planejamos ter toda a carga horária de cursos funcionando em 2013, direcionados a todas as áreas do comércio e com toda a carga do Senac funcionando em São João del-Rei”, disse.
MercadoPara Gabriela Rabelo Freitas Melo, que se formou no curso de Cozinheiro Básico no Senac Grogotó, em Barbacena, no ano passado, um diploma da instituição abre muitas portas. “O curso que fiz é o básico, mas com isso aprendemos uma infinidade de coisas. Dei preferência a continuar estudando, mas todo mundo que formou comigo já está trabalhando. Há muito mercado para profissionais do nosso curso”, comentou.
TítuloNo sábado, o presidente da Federação do Comércio, Lázaro Luiz Gonzaga, recebeu o título de Cidadão Honorário da cidade de Tiradentes em Sessão Solene da Câmara Municipal da cidade. “Estou muito honrado, também,  porque hoje receber esse título. É uma dupla satisfação estar aqui inaugurando nosso centro e a primeira pousada-escola do Brasil, uma experiência nova que na verdade vai fomentar toda a região”, disse."

terça-feira, 22 de maio de 2012

Show em TIRADENTES _ Libertas apresenta:

Zé Geraldo 
Show Acústico
Festa VIP
                    26 de Maio
22horas

Evento LIMITADO
              800 PESSOAS SENTADAS






FAÇA JÁ A RESERVA DE SEU TÁXI, FALAR C/ EDUARDO
(032) 9981-2471     ou     8412-9418
PLANTÃO 24 HORAS

domingo, 20 de maio de 2012

Jubileu do Divino - Paróquia de Matosinhos ( São João del Rei)

17 a 27 de Maio de 2012

Tema: " Igreja: Casa de acolhida e crescimento na fé."
Lema: À escuta da Palavra de Deus e iluminados pelo Espírito Santo colocamo-nos a serviço da Igreja.

As festividades irão começar no dia 17 de maio e irão se estender até o dia 27, dia de Pentecostes. Em todos os dias haverá missa seguida de novena ai Santo Paráclito.
Obs.Clique nas imagens para poder ler. 


 Fonte: Informativo do Jubileu do Divino Espírito Santo - Paróquia Matosinhos

UFSJ adere à greve de funcionários federais


Lutar pela valorização de quem passa a vida estudando para repassar conhecimento, mas nem sempre em condições merecidas e com acordos cumpridos. Esse foi um dos motivos que levou diversas instituições federais de ensino do Brasil a se mobilizarem e declararem greve por tempo indeterminado.
Entre elas, a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), que também paralisou as aulas, desde a última quinta-feira, 17. De acordo com o professor do Departamento de Matemática da UFSJ, Carlos Alberto da Silva Júnior, que faz parte do Comando de Greve, 35 outras instituições federais já haviam aderido à manifestação nacional até a última quarta-feira, 16.
No fechamento desta edição na quinta-feira, 17, o professor informou que na data outras cinco universidades realizariam assembleias para também tomarem a decisão. “Certamente até a segunda-feira, 21, cerca de 40 instituições federais terão deflagrado a greve”, disse. Dentre as que iniciaram a paralisação na quinta-feira, 17, estão as universidades federais de Ouro Preto (UFOP), Lavras (UFLA) e Viçosa (UFV).
Reivindicações
Segundo informações do site do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, além da valorização salarial, os professores lutam por questões como reestruturação da carreira prevista em acordo firmado em 2011 e descumprido pelo Governo Federal, além de incorporação de gratificações.
Em acesso ao portal eletrônico do sindicato no dia 16 de maio de 2012, foi veiculado que a categoria pleiteia carreira única com incorporação das gratificações em 13 níveis remuneratórios, variação de 5% entre níveis a partir do piso para regime de 20 horas correspondente ao salário mínimo do Dieese (atualmente calculado em R$2.329,35), e percentuais de acréscimos relativos à titulação e ao regime de trabalho. Os professores também querem a valorização e melhoria das condições de trabalho dos docentes das Universidades e Institutos Federais, além de atendimento das reivindicações específicas de cada instituição, a partir das pautas elaboradas localmente.
O portal ainda destacou que as reivindicações são de caráter histórico e que a reestruturação da carreira vem sendo discutida desde o ano passado, sem registrar avanços efetivos.
De acordo com nota divulgada pelo Comando de Greve da UFSJ, a agenda de mobilização dos professores das instituições federais tem cumprido roteiro desde o início de maio, com realização de assembleias gerais, assembleias da Seção Sindical dos docentes da UFSJ (Adfunrei) e outras reuniões até chegar à decisão de deflagrar a greve, tomada definitivamente na última segunda-feira, 14.
Segundo o documento, a greve é uma resposta da indignação dos profissionais perante o descaso do Governo Federal quanto às reivindicações. Ao tomar essa decisão a categoria sinaliza que não aceita mais as atitudes consideradas evasivas da atual gestão brasileira.

Ação
Na última quinta-feira, 17, aconteceu ato público em defesa da educação de qualidade e em apoio à greve dos docentes, com concentração em frente ao Solar da Baronesa, no Centro.
Após a concentração houve assembleia do DCE no campus Santo Antônio em que, segundo uma das integrantes da Secretaria de Comunicação da organização, Rafaella Dotta, ficou decidido que os alunos entrarão em greve em apoio à paralisação dos professores. Também foi aprovada a suspensão do calendário letivo, considerando que as reposições devem ser de qualidade, e a manutenção das bolsas pagas para os alunos da universidade.
Ainda segundo ela, apenas o campus de Divinópolis da UFSJ não havia decidido sobre a greve dos alunos.
Apoio e medidas
Silva Júnior destacou, também a importância do apoio da sociedade. “Ressaltamos que não é o aumento de salário que queremos. E sim uma reestruturação da carreira de trabalho dos professores, medida que deveria ser apresentada até 31 de março deste ano, conforme acordo estabelecido em agosto de 2011, mas não aconteceu. Trabalhamos para esse manifesto, que é um marco na história das universidades federais brasileiras, pois o número de instituições que aderiram é muito alto”, disse. O professor ainda lembrou que quando as aulas retornarem o calendário será refeito para que os alunos não sejam prejudicados.

Ritápolis festeja padroeira com jubileu

Para celebrar o dia 22 de maio, dedicado à padroeira de Ritápolis, acontece tradicionalmente na cidade o Jubileu de Santa Rita de Cássia com missas, novenas, procissões e shows musicais. Segundo o pároco do município, padre Jésus Cristiano Arantes, a festa representa um dos pontos mais altos da igreja. “Quando celebramos nossa padroeira, estamos apontando para Jesus Cristo, que é centro de nossa fé”, comentou. De acordo com ele, em 2012 a celebração tem como tema “A vida de Santa Rita de Cássia nos leva a um encontro pessoal e comunitário com Cristo”, disse.
Ainda de acordo com o pároco, neste ano a celebração traz particularidade que vem contribuindo para a integração dos jovens na igreja. “Temos aqui a visita das réplicas da Cruz da Jornada Mundial da Juventude e do Ícone de Nossa Senhora. Esses objetos ficarão aqui até amanhã, 20, e ajudarão os jovens a prepararem a recepção da Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Rio de Janeiro ano que vem”, contou.
Programação
No Santuário hoje, 19, às 9h, haverá celebração de batizados seguida de visitação livre das 11h às 15h. Nesse horário, Santa Missa e novena. Das 16h às 19h, visitação livre. Às 17h haverá procissão motorizada com a imagem de Santa Rita e as réplicas da Cruz da Jornada Mundial da Juventude e do Ícone de Nossa Senhora, em cortejo saindo do Santuário e passando por vários pontos da cidade. Durante a procissão haverá bênçãos com a relíquia de Santa Rita e, à chegada, bênção dos veículos automotores. Logo após, Santa Missa e Novena Solene.
Amanhã, 20, de 9h às 15h, haverá visitação livre seguida de Santa Missa e novena. Mais tarde, das 16h às 19h, visitação livre. Logo depois, Santa Missa e Novena Solene. Às 15h, no Parque de Exposições do município, acontecerá bênção e leilão de gado.
Na segunda-feira, 21, mais visitação livre ao Santuário, das 11h às 15h. Depois, Santa Missa e Novena antecedendo visitação livre ao Santuário das 16h às 19h, Santa Missa e Novena Solene.
Dia Maior
Na terça-feira, 22, a agenda dedicada a Santa Rita de Cássia começa mais cedo. Às 0h acontecerá homenagem à padroeira e bênção dos fiéis. Às 6h, Alvorada Festiva com toques de sinos em toda a cidade antes de Santas Missas às 7h, 8h30, 10h30, 13h, 14h30 e 16h. Mais tarde, às 17h30, apresentação musical com a Lira Santa Cecília do distrito do Rio das Mortes. Às 18h, Santa Missa Campal, presidida pelo Bispo Diocesano de São João del-Rei, Dom Célio de Oliveira Goulart. Logo após acontecerá a procissão luminosa.

sábado, 5 de maio de 2012

São Tiago evidenciará produção de biscoitos


São Tiago ganha a partir de hoje, 5, um espaço permanente para visitação dos turistas e da população local, o receptivo turístico Forno na Praça: Espaço Café com Biscoito. A obra é resultado de investimentos de cerca de R$250 mil do Governo do Estado em parceria com o município.
A inauguração acontecerá hoje, 5, a partir das 9h30, na praça da cidade, com programação que se estende até às 20h30, com apresentações de escolas e de bandas musicais, entre outras.
“O objetivo é apresentar a história da cidade através desse local. O forno é para contar a nossa tradição de 300 anos de produção de quitandas e que hoje já é representativa em nossa economia, junto com a agropecuária. Os biscoitos são a primeira atividade do município e correspondem a 60% da nossa arrecadação”, disse o chefe de gabinete da prefeitura e coordenador do projeto do forno, Flúvio Antônio Salomão Martins.
“O que acontece é que o biscoito em si não atrai o turista, porque ele vai até onde a pessoa mora. Através desse espaço, como já fazemos com a Festa do Café com Biscoito,  buscamos trazer os visitantes para conhecer a história da terra do café com biscoito”, contou o coordenador do projeto.
Além disso, a intenção é que o café com biscoito sejam ofertados todo final de semana e não somente durante a festa, que acontece sempre no segundo final de semana de setembro. Na ocasião, o município que possui cerca de 10,5 mil habitantes, chega a receber 50 mil turistas.
“Apesar de termos muitas fábricas e muito biscoito produzido na cidade, chega nos finais de semana e feriados, o visitante não tem onde comprar as quitandas. Além disso,  queremos diluir a festa durante todo ano, porque realmente o município não tem uma estrutura adequada para receber o turista no dia da festa. Temos alguns problemas de infraestrutura como estacionamento, banheiros públicos e alimentação que tentamos resolver da melhor maneira possível, mas nem sempre é possível. É uma forma do turista vir conhecer a cidade durante o ano, respirar um pouco dessa atmosfera da festa e conhecer o forno”, falou.
O principal objetivo, segundo Martins, é evidenciar a produção artesanal dos biscoitos. “Os turistas não irão apenas ouvir a história da cidade, mas eles poderão experimentá-la, degustando os produtos”, disse.
Estrutura
O local terá um forno artesanal, que é uma das atrações, além de um showroom com os biscoitos produzidos pelos associados à Associação São-tiaguense dos Produtores de Biscoito (Assabiscoito).
“Ali os visitantes poderão comprar produtos de todas as variedades, além de degustá-los. Trouxemos uma máquina de café, que é algo diferenciado também.
O espaço será uma opção para os são-tiaguenses irem. Teremos também pão de queijo, inclusive com linguiça, e futuramente outras opções de comidas típicas como chouriço”, disse o coordenador do projeto.

Futebol, cultura, turismo e (falta de) comunicação


A Região das Vertentes não vai receber delegações ou sediar jogos de futebol na Copa de 2014, mas será receptadora de grande fluxo de turistas que, mais do que bola em campo, percorrerão o Brasil em busca de atrativos que fujam ao aspecto esportivo. Isso sem falar na Copa das Confederações que já acontece em 2013.
E se ao longo do ano o fator “turismo” é pauta recorrente em decisões administrativas e questões de gerenciamento para arrecadação de renda e investimentos governamentais, a saga tem se mostrado ainda mais intensa a pouco mais de dois anos do maior evento futebolístico mundial que, de quebra, funcionará como termômetro para as Olimpíadas de 2016. Se em grandes pólos como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte as atenções estão voltadas para sistemas de transporte, aeroportos, hotéis e estádios, por aqui a lista de tópicos a serem trabalhados exige mais estratégia do que estrutura e investimentos milionários.
É na culinária, no resgate histórico, no patrimônio já existente e no visual urbano que os esforços estão centralizados, reestruturando ou propondo novas visões de cenários e costumes com toques gerenciais e de administração por resultados. E isso é notável.
Em São Tiago, por exemplo, o tradicional café com biscoito não estará espalhado pelas pequenas fábricas, aguardando a festa anual para aparecer mais. A partir de hoje, 5, um receptivo turístico montado em praça pública vai ser atrativo extra reunindo produtores, delícias, artistas locais e turistas na área central, onde um forno funcionará o ano inteiro. O projeto é resultado de parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura da cidade. A partir de agora, conta com o apoio da iniciativa privada.
Além disso, para se inspirar em cases de sucesso, o seminário de Gestão Empresarial trouxe experiências de Gramado, no Rio Grande do Sul, para as Vertentes, lembrando que promoções culturais atrativas não se restringem a calendários especiais, mas ao dia a dia dos municípios, consolidando história, tradição e arte apresentadas durante todo o ano. Exemplo disso é o projeto Palco Itália, que já passou por São João e repete a visita, abrangendo ainda cidades como Belo Horizonte, Ibirité, Ouro Branco, Ouro Preto, Curitiba e Porto Alegre.
Mas nem todas as iniciativas são aceitas por todos. Em São João del-Rei, um decreto para retirada e substituição de placas no Centro Histórico e entorno do município tem dividido opiniões e, com resistência de alguns em uma novela longa que já se arrasta desde o final do ano passado, chega a seu ápice com a aplicação de multas estipuladas em R$15 mil para os comerciantes que não cumpriram as determinações do documento. Alguns, inclusive, já acionaram a Justiça.
Entre polêmicas e realizações abraçadas de forma abrangente, é importante lembrar que a efetividade de projetos, programas ou propostas demanda, além de boas ideias, investimentos e busca de resultados, esforços coletivos que incluem comunicação e discussão entre instituições envolvidas.

Vacinação contra gripe tem Dia "D"


Crianças maiores de seis meses e menores de dois anos, idosos com idade acima de 60 anos e gestantes em qualquer fase da gravidez já podem receber a vacina contra a gripe. Isso porque começou no último dia 2, a campanha nacional que previne contra a Influenza sazonal. A iniciativa vai até o dia 25 e hoje, 5, é o Dia D de vacinação.
As pessoas que fazem parte destes grupos devem procurar as Unidades Básicas de Saúde durante o período da campanha. Além disso, será montado um posto móvel de vacinação hoje, na Praça da Cohab.
Segundo a coordenadora de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de São João, Eliene Jaqueline Freitas, a expectativa é de que cerca de 12 mil pessoas sejam imunizadas. “Quem for vacinado irá evitar a gripe e possíveis internações. Os grupos escolhidos para a campanha são mais vulneráveis e mais propícios de desenvolverem a doença e terem sequelas mais graves causadas por ela”, disse.
No ano passado, o município só não conseguiu atingir a meta entre as grávidas. “Aconteceu isso em todo o país. Foi o primeiro ano em que os grupos das gestantes e das crianças participaram da campanha. Antes somente os idosos eram vacinados”, explicou. Ainda de acordo com Eliene, não existe contra-indicação para as mulheres grávidas serem imunizadas. “Ao fazerem isso elas evitam complicações. É extremamente importante que procurem as unidades básicas”, afirmou.
Hanseníase
Hoje, 5, das 9h às 12h, acontece no Núcleo Materno Infantil uma busca ativa de diagnósticos de hanseníase. “Se a pessoa tiver alguma mancha ou alteração de sensibilidade na pele e/ou membros pode comparecer para ser avaliada por um dermatologista”, disse Eliene


sábado, 28 de abril de 2012

"Grupo atua na proteção da Serra do Lenheiro"


Uma coincidência de datas e um objetivo, a preservação ambiental da Serra do Lenheiro. Diante desses acontecimentos, algumas pessoas estão realizando uma série de atividades visando a preservação do meio ambiente.
A primeira reunião aconteceu no dia 1º de abril, data em que decidiram formar um grupo. “Fizemos um encontro nesta data para discutir o que podemos fazer para ajudar na preservação da área, que é tão importante para nossa cidade.
Depois dessa reunião descobrimos que nesse mesmo dia, em 1998, foi quando parte da serra foi decretada como Parque Municipal Ecológico da Serra do Lenheiro. Isso nos deixou ainda mais motivados”, contou o membro do grupo recém-formado, Ulisses Olegário Ribeiro Coelho.
Ele explicou que a ideia surgiu há mais ou menos um mês e partiu da iniciativa de pessoas interessadas na preservação do meio ambiente. “Foi uma ideia conjunta com o movimento Força Jovem e queremos reunir mais pessoas para nos ajudar. Todos que estiverem interessados no assunto, ou que souberem de alguma coisa a respeito da serra podem participar”, disse.
Coelho contou que o grupo está buscando informações, e qualquer ajuda a respeito da serra será bem recebida. “Estamos pesquisando sobre o assunto, mas sabemos que apesar de ter sido decretada como parque ecológico, acontecem várias atividades lá que prejudicam a serra. A passagem de motos por exemplo, é um dos problemas que acaba degradando o local”, disse.
Caminhada
O membro do grupo contou que as primeiras atividades já começaram. “No último domingo, 22, realizamos um passeio ecológico pela serra. A atividade aconteceu pela manhã e teve duração de cerca de seis horas. Participaram 25 pessoas, dentre elas uma bióloga e quatro crianças. Conhecedores da área serviram de guias e a caminhada foi bastante divertida. Além disso, acabou servindo de ponto de encontro entre gente que se conhecia só de vista e que acabou descobrindo que tinha interesse em comum”, comentou.
Reunião
Coelho informou que a próxima reunião do grupo será amanhã, 29, às 10h, na Escola Estadual Idalina Horta Galvão, ao lado da Igreja do Senhor dos Montes, e está aberta a toda população. “Nessa data vamos decidir os próximos passos sobre o nosso trabalho e queremos que todas as pessoas interessadas participem. Qualquer ajuda é bem vinda”, comentou.

"Comemorações do aniversário de Nhá Chica continuam"


Hoje, 28, às 8h a programação trará a concentração e saída da romaria dos motoclubes da praça central do distrito de Santo Antônio do Rio das Mortes, com destino à Baependi. No mesmo horário, haverá visitação das Réplicas da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora, na comunidade do Canela. A visitação se repetirá às 11h e às 14h30, respectivamente nas comunidades do Goiabeiras e do Santo Antônio do Rio das Mortes. Ainda nesta última comunidade, às 15h haverá Via Sacra pública, seguida de Solene Celebração da Eucaristia, às 19h30, e Momento de Louvor à Cristoteca, às 20h30.
Amanhã, 29, às 6h, haverá o Ângelus, toque de sinos na Igreja Santo Antônio do Rio das Mortes. Logo mais, às 9h, haverá a acolhida dos romeiros, seguida de Celebração da Eucaristia, às 10h e Repique de Sinos Festivos, às 12h. Mais tarde, às 14h, acontecerá uma caminhada até as ruínas da Antiga Igreja, onde Nhá Chica foi batizada, que fica a cerca de 4 km do distrito. Acontecerá ainda, às 18h, no Salão Paroquial da comunidade, a exibição do documentário A Origem de Nhá Chica.
A programação terá acompanhamento da banda de música Lira do Oriente Santa Cecília e do grupo de Congada Nossa Senhora do Rosário, ambos da comunidade do Rio das Mortes.
Segundo o presidente do Instituto de Estudos de Nhá Chica, Wainer Ávila, o livro do registro civil tardio da beata está localizado na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em São João del-Rei. “Lá podemos mostrar de fato, que Nhá Chica nasceu aqui, no Rio das Mortes, e isso é muito importante para a nossa cidade”, comentou."

"Semana Santa de São João del -Rei é tema de time-lapse"


""Em uma conversa entre amigos surgiu a ideia de se fazer o time-lapse Tempo de Fé, sobre a Semana Santa de São João del-Rei que foi postado esta semana na internet. Segundo o estudante de Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e um dos idealizadores do projeto, Thiago Morandi, o vídeo é feito a partir de fotos que, colocadas em seqüência, se transformam em vídeo. “Geralmente são capturadas fotos durante horas, com um determinado intervalo entre uma e outra. Depois de colocadas no filme, cada imagem se transforma em fração de segundo, criando a impressão de que os personagens ou paisagens se movimentam com muita agilidade”, contou.
A inspiração veio do vídeo City of Samba, produzido por Keith Loutit e Jarbas Agnelli, durante o Carnaval do Rio de Janeiro de 2011. “Em uma conversa um amigo perguntou o porquê não fazer um time-lapse de São João del-Rei sobre a Semana Santa. Tive então a iniciativa de convidar alguns amigos do curso de Jornalismo da UFSJ e colocar o vídeo em prática”, disse Morandi.
Os alunos procuraram os professores João Barreto e Kátia Lombardi e o técnico de fotografia da UFSJ, Marcius Barcelos, que apoiaram a iniciativa e a incluiu no Observatório da Cultura, um projeto de extensão do curso de Jornalismo, que através de um blog tem como principal objetivo evidenciar a cultura de São João del-Rei e região, por meio de textos, fotos e vídeos.
Para o estudante, a expectativa é de que através deste trabalho, a Semana Santa e o trabalho do Observatório da Cultura sejam ainda mais divulgados, não só em São João, mas em todo o país. “A principal finalidade do vídeo é o desafio de fazê-lo e também de divulgarmos um pouco da cara da cidade. Estamos acostumados à criação de vídeos e coberturas fotográficas que seguem uma mesma linha de produção, pretendemos inovar e movimentar um pouco as pessoas, agitar e incentivar a criação autoral e coletiva na cidade, e o Curso de Jornalismo da UFSJ, em parceria com a mídia local, é parte fundamental para isso”, falou o idealizador do projeto, que pode ser conferido através do link vimeo.com/40999489 ou no site www.observatoriodacultura.org.""

"São João estreia filme sobre Tancredo"


""O documentário Tancredo – A Travessia, do diretor Sílvio Tendler, com supervisão do jornalista Roberto D´Ávila, já pode ser visto em São João del-Rei. O filme, lançado recentemente no Cine Glória, está disponível para quem quiser assistí-lo no Memorial Tancredo Neves.
Através de depoimentos de 28 personalidades entre as quais estão políticos, jornalistas, artistas e familiares foi possível extrair histórias exclusivas e reveladoras de Tancredo Neves. O lançamento do filme em São João del-Rei teve a presença de familiares, como a sobrinha Carmem Neves, a Carminha. “Esse filme, para nós que convivíamos de perto com ele, quer dizer muito. Vai mostrar o que realmente Tancredo tinha de maior na sua vida, que era o amor pelo Brasil, o carinho por Minas e a paixão pela sua terra que é São João del-Rei”, disse.
O documentário aborda três momentos da vida política de Tancredo: como ministro da justiça de Getúlio Vargas na crise de agosto de 1954; como primeiro ministro de Jânio Quadros em 1961 e a crise de posse do vice-presidente João Goulart; e quando foi candidato á presidente da República e em seguida foi eleito. O filme serve de inspiração para muitos jovens que se ingressam na política. Gustavo Acácio é o presidente da Juventude PSDB de São João del-Rei. Ele foi assistir ao filme com os amigos e disse que pretendem seguir os caminhos de Tancredo. “Nós vamos tentar captar a forma de trabalho que ele teve, a postura na política e o caráter. Vamos espelhar nisso para ver se um dia chegamos aonde ele chegou”, afirmou.
O dia para o lançamento do filme em São João del-Rei não podia ser outro, 21 de abril, data na qual se relembra o movimento da inconfidência. Segundo o juiz Auro Aparecido de Andrade, o documentário transmite um pouco do significado da data. “Nesta data, ao assistirmos esse filme, sentimos renovado todo aquele idealismo, aquela liderança pelos princípios de liberdade, cidadania e ética que nosso valoroso alferes, há 220 anos, teve a sua vida por isso sacrificada”, disse o juiz.
Para o deputado estadual Rômulo Viegas (PSDB), o dia é de extrema importância para o povo brasileiro e sua história. “Tancredo Neves foi um homem público de grande importância dentro do contexto da ciência política. A data marca a morte de Tancredo e também a de Tiradentes, o mártir da independência, que conseguiu demonstrar ao povo o princípio fundamental da liberdade”, comentou.
O deputado federal Domingos Sávio (PSDB) lembrou que no dia também é comemorado o aniversário da Universidade Federal de São João del-Rei, UFSJ. “Legado de Tancredo e de Aécio Neves não só para São João del-Rei, mas para o Brasil. Hoje uma das maiores universidades da América Latina, motivo de orgulho para todos nós”, comentou.""

"Cultura indígena é tema de exposição"


Mais de 150 peças indígenas de diversas regiões do país podem ser vistas até o feriado do dia 1º de maio, nesta terça-feira, no Centro Cultural Yves Alves. A exposição Indígena – Herança e Arte mostra a coleção do acervo do Centro Cultural de Arte Indígena, que, segundo o monitor Alberto Lopes, é composta por muitos artefatos raros ou difíceis de se encontrar. São adornos corporais, bancos, cerâmicas, cestas, armas, além de fotografias do cotidiano dos índios. “As peças foram coletadas diretamente com os índios, seja por compra ou por presente pelo contato criado com as tribos”, explicou Lopes.
A exposição Indígena - Herança e Arte possui mais de 150 peças - Foto: Gazeta
A exposição Indígena – Herança e Arte possui mais de 150 peças – Foto: Gazeta
Muitos dos objetos são confeccionados através de antigas tradições e conhecimentos singulares passados de geração para geração. Alguns são curiosos como um kit de caça composto de zarabatana, uma arma em formato de tubo; dardos e mandíbula de animal, para mantê-los afiados; e algodão e espátula, para passar veneno nas pontas. As cerâmicas, muito utilizadas para cozinhar e servir alimentos, são numerosas. Algumas possuem formas de animais e representam os seres dos mundos superiores e inferiores. Objetos como estes chamaram a atenção do estudante Arthur Reis de Melo, de 10 anos. “Eu vi muitas coisas legais e interessantes, como por exemplo, os vasos de barro e as panelas”, disse.
A exposição está aberta a todos os interessados, inclusive com visita guiada para escolas. A professora Elisleine Dias acompanhou um grupo de alunos e, para ela, a mostra facilita o aprendizado em sala de aula. “Fica mais fácil ensinar as crianças porque elas veem na prática aquilo que a gente fala através de livros. Mesmo com o recurso da internet, o que a gente vê aqui é algo real e hoje virou apenas demonstração”, comentou. Ela ainda lamentou ao dizer que os índios eram os donos da terra e agora são estudados em livros de história. “Uma população significante hoje reduzida”, completa. A aluna Stephani de Paula Resende, de 10 anos, concordou com a professora. “O índio está perdendo sua cultura. A gente fica preocupado com isso”, disse.
O Centro Cultural de Arte Indígena do Brasil, que cedeu o acervo para a exposição, é um projeto de iniciativa privada dedicado à pesquisa, preservação e divulgação da cultura dos índios brasileiros. O Centro trabalha com mais de 50 comunidades indígenas como Mehinaku, Waurá, Tapirapé, Karajá, dentre outras, e tem como meta a abertura de um Museu do Índio para exposição dos materiais.
Quem quiser pode visitar a exposição hoje, 28, das 9h às 22h; e de amanhã, 29, à terça, 1º, das 9h às 18h. As escolas que quiserem agendar visita guiada podem ligar para o número (0**32) 3355-1604 ou mandar um e-mail para ccya@fiemg.com.be. Os grupos são de no máximo de 15 pessoas.

Semana Santa

Semana Santa
tapetes nas ruas ...


Semana Santa

Semana Santa

Fotos diversas São João del-Rei

Fotos diversas São João del-Rei

























Fotos diversas Tiradentes

Fotos diversas Tiradentes